O que é química orgânica? Para muitos ela é a queridinha, a melhor parte do estudo da química. Mas podemos dizer que com a química orgânica o sentimento é: “AME OU DEIXE-A” (para entender esse trocadilho você precisa estar ligado no contexto histórico que essa frase carrega rs). Vamos entender então essa conteúdo tão importante na química.

A química orgânica é a parte da Química que estuda os compostos do elemento CARBONO. Basicamente, você não pode pensar na química orgânica sem pensar no CARBONO.

Desde a Antiguidade o ser humano utiliza substâncias orgânicas e suas reações, inclusive a primeira reação realizada pelo homem ocorreu com a descoberta do fogo.

No entanto, só no século XVIII que começaram os estudos quanto a substâncias encontradas em organismos vivos e percebeu-se que elas possuíam propriedades diferentes das substâncias minerais, elas seriam então: As substâncias orgânicas

É importante você saber que apesar do CARBONO ser o elemento principal dos compostos orgânicos , também temos com frequência o hidrogênio, o oxigênio, o nitrogênio, o enxofre, o fósforo e os halogênios. NITROGÊNIO, que são (F, Cl, Br, I).

O tipo de ligação predominante nos compostos orgânicos é a ligação covalente, que acontecem entre o CARBONO e o HIDROGÊNIO e são  apolares. Isso pode justificar, em parte, o fato dos compostos orgânicos obterem pontos de fusão e pontos de ebulição menores que dos compostos inorgânicos.

No entanto, lembre-se, que se houver na molécula do composto orgânico algum outro elemento químico além do carbono e hidrogênio , ela pode apresentar polaridade.

Na química orgânica estudamos: Características do Carbono, Funções Orgânicas Oxigenadas, Funções Orgânicas Nitrogenadas, Isomerias, Reações Orgânicas, Polímeros e Bioquímica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *